Um desafio para todas as empresas no futuro: garantir que seu ambiente de dados esteja sempre disponível, não importa o cenário. Que todos os eventos que representem ameaças, como ransomware, perda ou roubo de dados, acidentes e catástrofes sejam neutralizados por um sistema de recuperação que mantenha a total disponibilidade de dados.
A situação acima parece mesmo utópica. E talvez tenha mesmo um tom de inalcançável. Mas, é preciso lembrar que estamos falando de continuidade dos negócios, ou seja, a própria existência da empresa está em jogo em momentos críticos.
A disponibilidade total de dados não precisa ser encarada como uma abstração estatística, mas um horizonte que se aproxima cada vez mais, fruto de um trabalho bem realizado na infraestrutura de TI.
O cenário data driven
A empolgação do mercado com os dados é real. Cada vez mais empresas, de todos os segmentos, orientam seus negócios para os dados, demandando uma nova cultura de aquisição e uso de tecnologia. Mas não se deve confundir a palavra empolgação com um estado de espírito passageiro das coisas. Trata-se de fato de uma mudança de perfil, que tem alterado estruturalmente os modelos de negócio.
Estamos em meio a uma revolução, que traz a alta conectividade para o coração das atividades empresariais. O 5G, por exemplo, é uma tecnologia que ao estar em pleno funcionamento altera todas as possibilidades de se fazer negócio atualmente. Ela vai destravar questões como a alta latência, que permitirá o uso eficiente de vários gadgets, como o carro autônomo.
Quando chegarmos nesse nível, teremos múltiplos pontos de acesso aos dados e uma estrutura de armazenamento nunca antes imaginada. É um ambiente que depende dos dados estarem lá para, praticamente, o mundo funcionar. Data centers e nuvem farão parte praticamente de tudo o que tivermos contato.
Os dispositivos IoT terão um protagonismo no dia a dia das pessoas. Logo, terão também a dependência de uma infraestrutura de TI que dê suporte a uma imensa movimentação de dados a partir de múltiplos pontos de acesso. Sem isso, não haverá a economia do futuro. E sem garantir a disponibilidade de dados tampouco.
Soluções para a alta disponibilidade de dados
A transformação digital impulsiona todo um mercado de tecnologia. Na mesma medida, deveria criar consciência com aspectos básicos da segurança da informação. Afinal, as ameaças são do mesmo tamanho do potencial dos negócios orientados por dados. Logo, todo cuidado é pouco.
Respostas rápidas a mudanças devem pautar a atuação digital da empresa. Não existe ambiente estável, é preciso montar todos os cenários possíveis e saber o que fazer em situações limites, como perda ou sequestro de dados.
Segurança digital deve ser o norte. Montar um perímetro de segurança e contar com equipamentos que sejam desenvolvidos com proteção nativa e integração com outras tecnologias é um caminho esperado. A arquitetura de data centers deve considerar questões como backup e segurança, não só como soluções, mas como modelos de contratação que sejam economicamente viáveis e que tragam uma experiência de dados de fato superior.
A HPE, por exemplo, desenvolve produtos como Nimble Storage, SimpliVity e Apollo que possibilitam integração total com tecnologias como a da Veeam, que é especialista em backup e recuperação de dados. Estes dois fabricantes dispõem de modelos as a Service e focam em escalabilidade. Logo, é possível ter uma experiência de dados de fato superior e altamente focada na disponibilidade e na recuperação eficiente de dados.
Otimizar as operações de TI tem sido uma demanda constante das empresas. Se o uso de dados tem se intensificado a ponto de tomar um lugar central nos negócios, a busca pela disponibilidade total deve ser uma meta. E mesmo que seja teoricamente impossível de ser alcançada, ela deve estar na pauta e nas ações dos times de tecnologia da informação.
A Seprol faz parte de toda essa história há 40 anos. Nosso know how nos habilita a desenvolver e gerenciar a infraestrutura de dados dos nossos clientes com o máximo de conexão com os desafios do mercado. Levamos a melhor experiência de dados junto com os mecanismos de proteção que garantam que estejam com disponibilidade máxima. Fale com nossos especialistas e veja como.