O Banrisul, um dos maiores bancos do Brasil, chamou a Seprol para embarcar em um ambicioso projeto de atualização de sua rede corporativa, que funciona no seu edifício sede. O objetivo? Aprimorar a capacidade, eficiência, segurança e conformidade, enquanto atendia às rígidas normativas da LGPD, do Marco Civil da Internet e o Compliance PCI DSS.
Foi uma iniciativa que visou garantir que a rede de acesso do Banrisul estivesse preparada para as demandas da era digital.
Conheça um pouco mais dessa história de sucesso e veja como a Seprol atuou para trazer alta performance, compliance e segurança para as redes do Banrisul.
O desafio de modernização da rede corporativa
A “Redes de Acesso Corporativo – Wireless & Wired” do Barinsul é o conjunto de equipamentos que fornece acesso aos colaboradores alocados na sede da instituição e seus anexos aos diversos serviços oferecidos pelo banco.
Utilizando as redes de acesso corporativo, os funcionários obtêm acesso a serviços locais, serviços bancários e sistemas externos diversos através do acesso direto à Internet. Essa conexão era realizada de duas formas distintas: através de redes cabeadas ou de redes sem fio.
Na avaliação dos especialistas da Seprol, era necessário integrar as redes cabeadas e sem fio em um único ponto de gerenciamento, focando nas necessidades dos usuários e dispositivos. Essa solução iria promover uma maior padronização do acesso à rede corporativa, com ganhos significativos de performance.
Para tanto, a Seprol indicou a solução de Segmentação Dinâmica da Aruba Networks, uma das mais avançadas no mercado de conectividade. Ela unificou o acesso dos 460 Access Points, 175 Switches Smart-Rate e ofereceu controle e automação dos perfis de rede por meio do ClearPass e gerenciamento via Airwave. A solução foi integrada com o Microsoft Active Directory, Microsoft SCCM e utilização de Smart Cards para autenticação.
Com esse novo conceito de redes com segmentação dinâmica, o Banrisul passou a contar com 10.000 acessos para utilização. Os próximos passos incluem a integração com as soluções de segurança do banco, como Firewall, SIEM, MultiFactor Auth e Endpoint Protect.
Os ganhos do Banrisul com o trabalho da Seprol
Com a solução implementada, de imediato houve melhora na construção de perfil de acesso à rede, de forma centralizada, bem como a possibilidade de micro segmentação dos acessos, o que trouxe grande agilidade nos procedimentos de conexão à rede e colocou em nível elevado a segurança da informação.
A utilização de UBT (User Based Tunnel) foi fundamental para a simplificação dos acessos da rede cabeada, possibilitando a unificação e extensão das políticas de segurança baseadas em camada 7, desta forma possibilitando um controle e segmentação muito mais avançado que a simples utilização de VLANs
O projeto foi implementado nos mais altos padrões de definição e configuração pelos especialistas da Seprol, que são altamente capacitados e muitos deles profissionais com certificações Expert Aruba. Atualmente a Seprol mantém com o Banrisul contrato de suporte e manutenção Nível 3, com atendimento presencial remoto, além dos pacotes de suporte e garantia da Aruba Networks.
A rede do banco é muito complexa e desafiadora, possuindo roteamento avançado baseado em OSPF com Jumbo Frames, bem como diversos controles de segurança. São características que tornaram a complexidade de implementação de alto nível, provando que as soluções da Aruba Networks propostas pela Seprol estão aderentes a qualquer ambiente e desafio.
O projeto de atualização da rede corporativa do Banrisul demonstrou a capacidade de realização da Seprol. O resultado foi uma rede mais segura e eficiente, pronta para enfrentar os desafios da era digital.