No início da turbulência da Pandemia do covid-19, em meados de março, grande parte das empresas se viram na necessidade de prover acesso remoto ASAP (as soon as possible) para seus colaboradores. Em pouco tempo o objetivo foi alcançado, mas será que foi planejado e implementado pensando nos desafios e ameaças deste novo cenário?  A resposta provavelmente será não, principalmente pelo tempo que os profissionais de TI tiveram para disponibilizar o acesso, é um fato que hoje já sabemos que este novo cenário não será temporário, já existe uma tendência de empresas a adotarem o home office em definitivo. Neste “novo normal” o cenário mais comum será o hibrido, ou seja, as empresas precisarão estar preparadas para receber alguns funcionários quando voltarem ao escritório e também manter e prover mesmo nível de experiência e segurança para aqueles  que optarem por permanecer trabalhando de forma remota.

Dentre os desafios deste novo cenário o que mais preocupa é a questão de segurança, em soluções tradicionais de acesso remoto como VPN, o foco em segurança está nos dados criptografados, as políticas de acesso muitas vezes são baseadas em rede, outro fator importante é que em nenhum momento olhamos para o dispositivo final, não sabemos se o dispositivo que está solicitando acesso aos dados da empresa está em conformidade com alguns requisitos mínimos de segurança como firewall e antivírus por exemplo.

Mas afinal, o que é preciso mudar para que eu possa oferecer acesso remoto e seguro? Eu diria que primeiramente considerar que todosos dispositivos que estão acessando sua rede não são confiáveis. Hoje existem soluções no mercado que permitem o administrador prover o acesso remoto em conjunto com políticas de segurança, possibilitando a criação de políticas de acesso específicas, permitindo que um usuário acesse apenas as aplicações liberadas para o seu perfil de acesso. Outro ponto indispensável é analisar de forma contínua se os dispositivos estão em compliance com requisitos mínimos de acesso.

A segurança de rede pode ser um desafio na era da mobilidade, IoT e ambientes de trabalho em casa. O Aruba Zero Trust Security da Aruba garante que os mesmos controles aplicados a redes corporativas ou filiais também se estendam ao trabalho remoto.

Neste novo cenário existem ainda mais ameaças e é um grande desafio estar pronto para prover acesso remoto de forma segura e com ótima experiência de uso. A Seprol está pronta para ajudar a sua empresa nessa demanda! Entre em contato com um dos nossos experts:

48 3271-7100 | contato@192.168.248.6 | @seprol.it

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *