A Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) é a conexão entre objetos por meio da internet. Ela é utilizada em diversos setores desde a produção, varejo até o setor da saúde (IoMT – Internet das Coisas Médicas). Não é de hoje que a Internet das Coisas promete transformar os negócios, ambientes e setores, mas com a pandemia de COVID-19 estamos passando por um período de aceleração das soluções tecnológicas. A pandemia também chamou a atenção do mundo para a Internet das Coisas Médicas (IoMT), onde os profissionais se utilizam dela para ter prontuários digitais, monitorar batimentos cardíacos e níveis de oxigênio, entre outras aplicações, proporcionando maior precisão e agilidade no tratamento e diagnóstico dos pacientes. Além de câmeras com infravermelho e pulseiras inteligentes para acompanhar o estado de saúde da população.
De acordo com o artigo da Energias Market Research , o mercado global da Internet das Coisas deve crescer de US$ 1,2 trilhão em 2017 para US$ 6,5 trilhões em 2024.
As razões para essa expansão são atribuídas ao crescimento da demanda por tecnologias de automação, diminuição dos custos de sensores inteligentes e mais eficiência de custo no processamento de dados. E para suportar o crescimento da demanda de dispositivos e usuários, as empresas precisam ter conexões eficientes, com alto desempenho e sem correr o risco de ameaças à segurança, independente do seu tamanho (do pequeno ao grande porte), da matriz até a filial. Portanto, os controladores e gateways da Aruba estão preparados para as novas demandas com recursos que oferecem a melhor experiência de maneira centralizada para usuários e IoT nas organizações.
Você escolhe os recursos que mais se encaixam nas suas necessidades, inclusive o roteamento de tráfego e dados de alto desempenho, segmentação dinâmica, acesso com base em funções, etc.
Aruba Controllers
Os controladores da Aruba fornecem alto desempenho para a sua empresa, com roaming de Layer 3 otimizado, escalabilidade e redundância para redes de campus de qualquer tamanho. Os recursos de PEF (Policy Enforcement Firewall – Firewall de Aplicação de Políticas), otimização de RF com Inteligência Artificial e segmentação dinâmica fazem parte do ArubaOS e dos switches de acesso. O Mobility Controller da série 7200 faz a execução do ArubaOS e oferece serviços de rede que aumentam o desempenho do Wi-Fi, asseguram o roaming contínuo e acesso seguro à VPN para APs remotos, Instant APs e clientes via VPN.
Com a série 7200, você tem aplicação de políticas na segmentação dinâmica por meio de um firewall de aplicação de políticas (PEF), visibilidade e controle de aplicativos de Layer 7, junto com a filtragem de conteúdo na Web (WebCC) e atualizações de firmware em tempo real. Não importa o quão complexo é o seu ambiente corporativo, os controles de mobilidade Aruba oferecem suporte para até 2.048 access points (APs) e até 100Gbps de taxa de transferência de firewall. São controladores de WLAN de campus de grande porte. O Mobility Controller Virtual Appliance (VMC) suporta até 1.000 APs (Access Points), sua implantação ocorre nos ambientes de virtualização, como VMware
ESXi, Microsoft Hyper-V e KVM de código aberto para você aproveitar o máximo de flexibilidade.
Enquanto o Aruba Mobility Master é um controlador de próxima geração, executado no ArubaOS 8 e pode ser implantado como uma máquina virtual (VM) ou um
dispositivo reforçado (HW).
A sua função é gerenciar os Mobility Controllers e o Virtual Mobility Controller. Possui um painel centralizado para facilitar a configuração. As atualizações do sistema operacional não causam tempo de inatividade e você pode atualizar os módulos de serviço individuais sem ter que fazer a reinicialização completa do
sistema.
Gateways da Aruba
Se você necessita de implantações em pequenas e grandes filiais, os gateways da Aruba da série 9000 são os mais indicados, pois operam como dispositivos de rede para SD-WAN e segurança. O Aruba Central faz a configuração e o gerenciamento da série 9000 em uma plataforma de operações fácil de usar, com a garantia e segurança da rede baseada em nuvem.
Suas filiais vão suportar uma densidade máxima de conectividade até 80 vezes maior e uma taxa de transferência máxima dos dispositivos SD-WAN até 10 vezes maior. Os gateways virtuais SD-WAN proporcionam conectividade para infraestrutura em nuvem pública de até 4 Gbps de taxa de transferência.
Sistema operacional de rede do ArubaOS
Com a Internet das Coisas e os novos tráfegos de voz e vídeo baseados em nuvem é fundamental um sistema operacional de rede que você possa confiar 24 horas por dia e 7 dias por semana. Assim, o ArubaOS foi projetado para WLANs administradas por controlador. Entre seus recursos, ele disponibiliza a visibilidade e
controle de aplicativos de Layer 7 e otimização de RF baseada em IA.
Segmentação dinâmica
A segmentação dinâmica da Aruba unifica a aplicação de políticas de rede com fio e sem fio para que o tráfego seja seguro e segmentado. Utilizando-se da política baseada em funções, juntamente com o firewall, aplicativo de Layer 7 e filtragem
integrada do conteúdo.
Como abordamos anteriormente, os dispositivos IoT trazem diversos benefícios em muitas áreas, podendo ser implantados em redes de todos os tamanhos, mas
expõem essas redes a riscos de segurança pela escassez de criptografia e autenticação robusta.
Para proteger a sua rede, por exemplo, a segmentação dinâmica faz com que uma câmera de segurança ou uma impressora receba dinamicamente uma função com políticas que restringem o seu tráfego para somente um servidor específico, eliminando uma entrada maliciosa em outros lugares da rede.
Para mais informações
Entre em contato com a Seprol e saiba mais sobre os controladores e gateways da Aruba para otimizar a experiência dos usuários.