Infraestrutura de TI: de suporte às empresas à estratégia do negócio

Já passou o tempo em que data centers e toda a infraestrutura de TI eram vistos apenas como um elemento de apoio à atividade empresarial. Com a transformação digital dos negócios, eles se tornaram peças-chave para o alto desempenho do mercado. É uma história que está sendo contada neste exato momento e merece atenção de todo o mundo corporativo.

Não que dados sejam uma novidade. Mas a escala com que a ciência de dados cresce nas empresas coloca palavras como data center, computação na nuvem e dados no dia a dia de gestores das mais diversas indústrias. O desafio de transformar digitalmente a realidade dos negócios trouxe a tecnologia para o cotidiano de muitas atividades profissionais.

O resultado disso? Maior consciência sobre o papel da infraestrutura de TI e como fazê-la evoluir nesse cenário de mudança acelerada, colocando-a como ponto central dos negócios contemporâneos. São essas questões que abordaremos neste artigo.

Vamos lá?

O papel moderno da infraestrutura de TI

Não foram apenas as empresas que modificaram seus negócios e passaram a demandar soluções em TI. Os data centers sofreram uma transformação profunda com o aprimoramento da tecnologia. Não poderia ser diferente, uma vez que a alta demanda por dados também pressiona por maior desempenho e capacidade das máquinas.

A gestão da infraestrutura de TI ganhou uma importância central na condução dos negócios. Ter uma eficiência no uso dos recursos passou a ser um fator crítico de sucesso nas corporações. Gerenciamento simplificado, custos reduzidos e alta capacidade de armazenamento são critérios a se levar em conta no planejamento das empresas hoje em dia.

Isso tudo é acompanhado da criação de novos modelos de uso da tecnologia. Um dos destaques é a cloud computing, que tem ganhado muitos adeptos. Estimativas da Gartner é que 85% das empresas brasileiras estejam operando na nuvem até 2025. 

Dentro da estratégia da nuvem, empresas investem no planejamento para determinar o tamanho da nuvem pública, privada ou híbrida no seu negócio. Fazem isso considerando custos e o impacto na tecnologia legada do data center. Algo que precisa ser mensurado na sua complexidade e tratado com o máximo de importância. Afinal, ela está lidando com o futuro digital do seu próprio negócio.

Empresa Data-driven

Negócios orientados por dados estão em alta. Sejam empresas nativas de dados ou que sofreram uma transformação digital profunda. Embora seja uma tendência mundial, muitas objeções ainda aparecem na hora de implementar as soluções. 

De acordo com informações da plataforma de pesquisa Statista, algumas barreiras comuns para a transformação digital são:

  • Silos organizacionais (38%)
  • Sistemas legados (34%)
  • Resistência à mudança (31%)
  • Orçamento insuficiente (20%)
  • Preocupações com privacidade de dados (15%)

Estas são apenas algumas objeções identificadas. Mas à medida que o tempo avança, as resistências vão diminuindo e a tecnologia atacando gargalos relacionados a elas. Por exemplo, a questão financeira, que é tratada como central na gestão de dados.

Soluções da HPE para infraestrutura de data center, como o GreenLake e o SimpliVity, são ofertados como um serviço e têm os pagamentos escalonados de acordo com o uso de dados. São modelos de negócios muito interessantes para planejamentos estratégicos, uma vez que transformam despesas de capital (capex) em despesas operacionais (opex).

Mas, claro, não é só isso. Os avanços tecnológicos são oferecidos para fornecer disponibilidade total de dados (e evitar prejuízos decorrentes do downtime), segurança digital (pensando em governança e compliance) e alto desempenho. O objetivo é diminuir custos e tempo com a operação e a gestão dos data centers e focar no uso dos dados para o desenvolvimento do negócio.

Essa é a realidade das empresas data-driven. Seus processos são permeados pelos dados e pela tecnologia que possibilita seu uso. No final das contas o que importa é ter uma infraestrutura de TI que permita às corporações explorar todo o poder contido nos dados, processando e analisando com velocidade e precisão para criar insights e soluções que lhe ajudem a avançar.

A missão da Seprol, há quase 40 anos, é fazer as empresas avançarem no uso de tecnologia com infraestruturas de TI à altura dos seus desafios. Contamos com parceiros de negócios como a HPE para levar ao seu data center a melhor solução para o desenvolvimento da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *