A palavra Big Data já não é estranha ao mundo corporativo. Quanto mais avança a consciência sobre a centralidade dos dados nos negócios, mais o conceito é compreendido e, principalmente, transformado em ações.

Contudo, trabalhar com uma base de dados muito grande não é tão simples. Nem sempre a infraestrutura de TI de uma empresa está preparada para um afluxo tão grande de informações no seu banco de dados. O resultado é ineficiência das aplicações, episódios frequentes de indisponibilidade e o também indesejado aumento de custos.

Talvez esteja na hora de se pensar em Big Data como uma estratégia de negócio. Partir deste princípio e orientar as operações para que os dados tenham todo o seu valor aproveitado. Estamos falando, claro, de infraestrutura de TI, com soluções condizentes com as necessidades de grandes processamentos de dados a uma velocidade incrivelmente rápida.

Neste artigo, trataremos sobre esse tema para mostrar que soluções em Big Data são cada vez mais específicas e requeridas na gestão empresarial, com a infraestrutura de TI ocupando uma posição estratégica nesse cenário.

Dados como nunca antes

Não há dúvidas de que a economia moderna é datificada. Diariamente, é produzido um número inestimável de dados vindos de múltiplas plataformas. De acordo com o Statista, até 2025 serão produzidos globalmente 181 zettabytes de informações, avaliadas em US $15,75 bilhões.

Contudo, este oceano de informações carece de uma organização lógica para que o seu valor seja extraído ao máximo. Dados só ganham valor quando analisados e interpretados e, para isso, é necessária uma série de operações após sua aquisição. Eles precisam ser filtrados ou formatados e ter seus múltiplos formatos integrados para só então começarem a ser modelados e interpretados para gerar insights.

Este cenário complexo tem gerado muito desejo no mercado corporativo, pois as múltiplas aplicações do Big Data podem fazer a diferença na competição empresarial. Pode ser usada para o desenvolvimento de novos produtos, aumentar a eficiência operacional, melhorar a experiência do cliente, contribuir com a manutenção preditiva, evitar fraudes e avançar positivamente nas questões de governança.

E isso tudo é aplicável a qualquer indústria. Do marketing ao mercado financeiro, da indústria automobilística ao governo. Não há limites quando falamos de Big Data.

Infraestrutura para o Big Data

Se não há limites para a aplicação do Big Data, a infraestrutura de TI não pode ser uma barreira. Mas ela é, quando as empresas não se preparam para lidar com a realidade da grande massa de dados. Na verdade, muitas aplicações não conseguem processar quantidades crescentes de dados, assim como os data centers ficam limitados em capacidade e armazenamento, com custos crescentes para corrigir e manter a disponibilidade.

A boa notícia é que a tecnologia já avançou e criou soluções específicas para Big Data. São servidores inteligentes arquitetados especificamente para a tarefa de suportar cargas de trabalhos crescentes ligadas ao processamento de grandes quantidades de dados. Eles trabalham com alta performance para armazenar um grande volume (a partir de terabytes), suportar a variedade de inputs vindos de diversas plataformas e processar tudo com a velocidade requerida.

É o caso do HPE Apollo, um sistema de servidores projetados para empresas data driven, que constroem seus negócios sobre base de dados. Eles possuem alta densidade de armazenamento, que equilibra capacidade, desempenho e segurança. 

Na escala de petabyte, são especialmente úteis para o uso de dados não estruturados, que são, na realidade, 80% da informação gerada no mundo. Isso lhe dá muita plasticidade de operação, sendo aproveitado em indústrias como a de mídia e entretenimento, inteligência de mercado e pesquisa, visão computacional, laboratórios e farmacêuticas e tantas outras.

São servidores inteligentes, conduzidos por inteligência artificial, que dão suporte à máquina de coletar, organizar, processar e transmitir dados em escalas inimagináveis. 

Dados são ativos que necessitam de uma boa infraestrutura para ter uma gestão eficiente e liberar todo o seu valor. Direcioná-las para o Big Data é uma tendência que está transformando todo o mercado e colocando de vez a tecnologia no centro das decisões dos negócios. Sua empresa não pode ficar de fora disso. 

A Seprol está há quarenta anos conectando empresas à tecnologia através das soluções mais adequadas em data center e nuvem. Venha fazer parte desta tendência e direcionar sua companhia para o futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *